sábado, 23 de abril de 2011

Cultura Imperialista

O século XXI está sendo marcado principalmente por ações unilateralistas e imperialistas dos países mais poderosos do mundo que cada vez mais tentam impor suas regras e suas vontades aos países menos desenvolvidos. Quem encabeça esta campanha são os Estados Unidos as América que vê na mídia um enorme aliado para o mantenimento de sua hegemonia mundial, através de propagandas que tentam provar a todos a importância de suas ações desastrosas e inconseqüentes em diversas partes do mundo, como por exemplo, no Afeganistão e no Iraque.
Às vezes nos perguntamos como é possível um país que se julga "democrático" impor pela força seus ideais imperialistas e desrespeitar as diversidades culturais e religiosas de inúmeros povos que as sustentam há milênios? Realmente é para se pensar... Um país que se julga democrático e "interessado" no bem estar mundial não deveria de maneira alguma ter este tipo de atitude.
Podemos notar bem este imperialismo no caso da Coréia do Norte, da Síria e do Irã, países que sempre mantiveram suas tradições a altos preços, desejando preservar a sua identidade cultural e religiosa e que agora estão sendo incomodados e importunados pela potência hegemônica norte-americana que quer, a qualquer custo, destruir suas culturas e impor seus costumes e tradições somente para alimentar a elite de seu império interessada em lucrar cada vez mais sobre os povos mais humildes, assim como sempre fizeram e ainda fazem com o Brasil que hoje vejo arrasado por esta política destrutiva e cruel.
Quando vejo as crianças da minha pátria idolatrando ídolos e costumes norte-americanos em detrimento a nossa rica cultura, sinto uma tristeza enorme, pois não consigo ver um grande futuro para uma nação onde seu povo adota este tipo de comportamento. A importância de se manter os costumes e tradições culturais locais deveria ser trabalhada incessantemente, principalmente pelas escolas e pela mídia, que são hoje os principais canais de informação, mostrando assim a importância de preservar a nossa cultura e mostrando também a verdadeira face da ideologia estadunidense que visa cada vez mais nos deixar dependentes de seus interesses.
Creio que os governos dos países subdesenvolvidos deveriam lutar incessantemente no intuito de preservar seus costumes e sua cultura para que o Império que se julga a "nação democrática soberana" não tenha controle total sobre o mundo, para que aprendam a conviver e a respeitar as diversidades culturais existentes no planeta e para que estas nações possam num futuro próximo alcançar um nível de desenvolvimento melhor, transformando o atual mundo injusto e antidemocrático num mundo menos desigual.

Escrito por : Murilo Rogério Rodrigues , mais um sonhador que acredita na esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário